Livro do Rua da Margem ganha Prêmio AGES 2020

Obra que reúne reportagens publicadas no portal e material inédito foi premiada pela associação gaúcha dos escritores, na categoria Não Ficção, no dia 30/11

Lançamento do livro aconteceu no bar Guernica, na Travessa dos Venezianos, em novembro do ano passado

Lançamento do livro aconteceu no bar Guernica, na Travessa dos Venezianos, em novembro do ano passado

O livro Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre, de Paulo César Teixeira, editor do portal Rua da Margem, ganhou o Prêmio AGES 2020, da Associação Gaúcha de Escritores, na categoria Não-Ficção. Neste ano, a premiação contou com 157 inscritos. Em função da pandemia, a cerimônia de entrega aos vencedores foi realizada em formato on-line. em 30/11.

Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre traz à tona uma Porto Alegre que pouco aparece por aí – a cidade do Barão da João Alfredo, do Ildo da Lanchera, do Sid do Bambu’s, da cantora Valéria, do Pé Palito, do seu Cláudio do Parangolé. Uma cidade plural e diversa, vaidosa de sua história e aberta à cena contemporânea.

Luísa Rosa e Paulo César Teixeira, criadores do Rua da Margem

Luísa Rosa e Paulo César Teixeira, criadores do Rua da Margem

A maior parte das reportagens já havia sido divulgada no site criado pelo autor e a designer estratégica Luísa Rosa (pai e filha), em outubro de 2017.

Mas há também material inédito, especialmente produzido para a obra impressa, com textos e imagens que recontam a história da Cidade Baixa, guiadas pelos olhos de antigos moradores do bairro mais boêmio e cultural de Porto Alegre.

— Estamos muito felizes e envaidecidos com a premiação, que chega num ano tão traumático e cheio de incertezas, como o que estamos vivendo. O livro está em sintonia com a ideia do portal de destacar personagens e cenários de Porto Alegre que não aparecem com frequência na mídia mais tradicional — afirmou Paulo César, ao receber a premiação.

Lançado em novembro do ano passado pela Libretos Editora, Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre tem produção executiva e designer gráfico de Luísa Rosa, além de fotos de Fernanda Chemale na contracapa e de Marcos Nedeff nas matérias inéditas da versão impressa.

Paulo César Teixeira, o Foguinho, já havia conquistado o Prêmio AGES, na mesma categoria, em 2016, com o livro Nega Lu – Uma Dama de Barba Malfeita. Jornalista com textos publicados nas revistas Istoé, Veja, Época e Carta Capital e nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora e Jornal do Comércio, ele também é autor dos livros Esquina Maldita (2012) e Darcy Alves – Vida nas Cordas do Violão (2010), ambos pela Libretos.