Uma tostaria no Caminho dos Antiquários

Porto Alegre ganha casa especializada em torradas

 Felipe e Daniel: parceiros da lanchonete aberta no Centro Histórico da capital gaúcha (Foto/Divulgação).

Felipe e Daniel: parceiros da lanchonete aberta no Centro Histórico da capital gaúcha (Foto/Divulgação).

O empresário Daniel Pereira, de 36 anos, preparava em casa uma torrada diferente, prensando separadamente na chapa o pão e o recheio, quando teve uma ideia: por que não transformar a receita num negócio?

Pouco tempo depois, Daniel – que já é sócio do hostel Casa Azul e do pub Quentin's, ambos na Rua Lima e Silva, na Cidade Baixa – inaugurava com o cozinheiro Felipe Calegaro, 32 anos, a Tostaria – Casa de Torradas, uma lancheria especializada no tradicional sanduíche, também conhecido como “misto quente” fora do Rio Grande do Sul e que, segundo consta, teria surgido em Paris no início da década de 1920.

Localizada na Rua Marechal Floriano, nº 709 (na área conhecida como Caminho dos Antiquários, devido à feira de antiguidades que acontece aos sábados pela manhã), no Centro Histórico da Capital, a casa oferece 16 opções em pão branco ou preto, desde a clássica presunto-e-queijo às mais elaboradas, com ingredientes como pepperoni, ragu de carne, mix de cogumelos e cinco queijos. 

O tamanho é generoso e o prato vem acompanhado de uma mostarda especial, servida à parte e que é mais um item que impressiona. E ainda sobra espaço para a versão "de sobremesa", com banana, mussarela e doce-de-leite. "Em breve, teremos também a versão com goiabada e gorgonzola", promete Daniel.

A Tostaria tem, ainda, cervejas artesanais, cafés, chás e água mineral saborizada (esta última, de cortesia). Funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h30min.

 

Paulo César Teixeira