neste findi, em porto alegre

Os destaques do Lado B de Porto Alegre estão na Agenda do Rua da Margem com lances que você talvez nem soubesse que iriam rolar. Exemplo? A exposição de Ali do Espírito Santo, artista mato-grossense radicado na capital gaúcha que inventa personagens e enredos a partir do registro de performances criativas e surpreendentes. Para não esquentar a cabeça, bom é escutar jazz e blues com Nina Houge numa travessa da Cidade Baixa. E, se é para ficar na rua, temos mais uma sugestão: o Slam RS, uma competição de poetas que declamam versos ritmados na calçada em frente ao Chalé da Praça 15. Sem falar na ação dos empreendedores do Distrito Criativo, que promovem um evento de música, artes visuais, dança, teatro e origami como forma de mobilização para evitar trágicas mortes de ciclistas por atropelamento na Avenida Farrapos. Confere aí!

 Imagens e performances de Ali do Espírito Santo em cartaz no Alto da Bronze (Foto/Gabriela Jacobsen)

Imagens e performances de Ali do Espírito Santo em cartaz no Alto da Bronze (Foto/Gabriela Jacobsen)

 
 

performance

andorra

muro do goethe

16.08 – quinta

Intervenção inspirada na obra de Max Frisch junto ao muro do Instituto Goethe + debate sobre a liberdade do discurso artístico com a participação da Casa de Cinema de Porto Alegre.

 

disco

onde dorme o sol

café fon fon

16.08 – quinta

Lançamento do álbum de Paulinho Parada com choro, samba e baião. “É uma homenagem ao amor e à noite de Porto Alegre, bem como aos artistas que construíram o patrimônio imaterial da cidade", anuncia o artista. 

 

Exposição

Ali do Espirito Santo

bronze residência

17.08 – sexta

Abertura da mostra Odoxê, de Ali do Espírito Santo, um "exercício de futurologia encantada”, segundo o artista, que cria ficções a partir da combinação das artes da fotografia e da performance. 

 

 

desafio poético

slam RS

chalé da praça 15

18.08 – sábado

Competição de poesia falada em que o poeta tem até três minutos para fazer sua apresentação. Júri  escolhido na hora entre o público elege os ganhadores levando em conta o conteúdo da mensagem e o desempenho.

 

bate-papo

O real é infotografável ?

memorial do rs

18.08 – sábado

Painel sobre os caminhos da fotografia contemporânea e sua vinculação com a realidade e a dimensão do infinito, com Francisco Marshall, Bebeto Alves, Anaurelino Barros Neto e Jorge Aguiar 

 

show

valéria no 512

espaço cultural 512

18.08 – sábado

A cantora que abriu o show de Katy Perry em Porto Alegre e estará participando da nova temporada do programa Amor e Sexo, da Globo, se apresenta num dos espaços nobres da Cidade Baixa.

 

 

show

rosa franco 

clube de cultura

18.08 – sábado

Canções autorais e clássicos da MPB, do samba e do samba-rock repaginados na voz de um dos melhores cantores da cidade, com mais de 20 anos de estrada, num palco histórico do Bom Fim.

 

feira

me gusta

praça isabel católica

19.08 – domingo

Marcas independentes de roupas e acessórios + vinis, livros, além de gastronomia, feira orgânica e gente bonita de montão! Shows do Violeiro Só e da banda Cazumbá.

mobilização

farrapos florida

Polo distrito c

19.08 – domingo

Após morte de ciclista por atropelamento, o Distrito Criativo se mobiliza para fechar corredor de ônibus da Avenida Farrapos aos domingos em evento com artes visuais, dança e teatro, além de oficinas de origami.

 

samba

roda do brasilidades

museu de porto alegre

19.08 – domingo

Roda de samba do Instituto Brasilidades no pátio do casarão que abriga o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, em parceria com o bar I Love CB, boteco mais cult da Cidade Baixa. 

música na rua

jazz e blues na cb

travessa comendador batista

19.08 – domingo

Apresentação da cantora Nina Houge na travessa entre a República e a Sarmento Leite, em evento promovido pelo grupo Tô Na Rua. Serviços de Food e Beer Trucks estacionados no local. 

 

show

café com leite

bar parangolé

20.08 – segunda

Para começar a semana com música de qualidade a cargo do trio Silfarnei Alves, Tuta e Zé Kara no bar do seu Cláudio, um dos pontos tradicionais da noite de Porto Alegre.