neste FiNDI, em porto alegre

 

 

A festa começa às onze da manhã e só termina às oito da noite de domingo na Rua João Telles, no Bom Fim. É a comemoração dos sete anos de atividades do Brick de Desapegos, uma das sugestões da Agenda do Lado B de Porto Alegre. Tem ainda a ocupação de uma praça do bairro Santana para troca de gentilezas, com direito a compartilhar também uma boa prosa. Como ninguém é de ferro, não custa experimentar uma provinha no Festival da Cachaça da Cidade Baixa. Fique atento ao lançamento do livro sobre a Liga da Canela Preta, que retrata a participação do negro na evolução do futebol de Porto Alegre. Falando nisso, vale conferir a Festa Literária da Periferia na Lomba do Pinheiro. Só não perca as últimas edições do ano do CreativeMorning, palestra matinal para a cena criativa, e do Chapéu Acústico, show com contribuição espontânea, que apresenta Gelson Oliveira, ambos os eventos na Biblioteca Pública do RS, um dos prédios históricos mais bonitos da cidade. Confere aí!

 Brick de Desapegos comemora sete anos com festa de rua na João Telles, junto ao Ocidente (Foto/Fábio Altman)

Brick de Desapegos comemora sete anos com festa de rua na João Telles, junto ao Ocidente (Foto/Fábio Altman)

 
 

o tema é tradição

CreativeMornings

biblioteca pública do rs

14.12 – sexta

Violinista, etnomusicóloga e compositora, Clarissa Ferreira é a convidada da última edição do ano da palestra com café da manhã para a comunidade criativa, no edifício centenário da Biblioteca Pública.

 

oficina de palhaçaria

onde botei o meu nariz?

casa de cultura mario quintana

14 a 16.12 – sexta a domingo

Uma das criadoras do primeiro festival de palhaçaria feminina do Brasil, Karla Concá, do grupo As Marias da Graça (RJ), trabalha com a formação e a investigação da arte do riso. Aqui, oficina aberta a palhaços e palhaças.

 

oficina para iniciantes

bordado livre

obra café

15.12 – sábado

Aprendizado de técnicas de bordado livre. como nó francês, ponto atrás e ponto cheio, para a produção de quadros com frases e símbolos de empoderamento feminista.  

 

 

faz bem à saúde

gentileza na praça

praça joão paulo I

15.12 – sábado

Ocupação de espaço público em favor de uma convivência pautada por ética e gentileza. Quem quiser pode compartilhar lanche, bebida, roupa sem uso ou a vontade de fazer o bem sem olhar a quem. Chega mais!

 

na cidade baixa

festival de cachaça

travessa dos venezianos

15.12 – sábado

Cachaças & drinks + shows + gastronomia local + feira de produtos coloniais & artesanatos + cervejas & refrigerantes artesanais. DJ Luciano Malásia. Produção do Espaço Cultural Lechiguana.

 

dança contemporânea

Pedra Verde – Muiraquitã

teatro renascença

15 e 16.12 – sábado e domingo

O novo espetáculo da Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre transita entre as polaridades da cultura contemporânea, da mata às raves. Criação do coreógrafo Gustavo Silva.

 

 

livro

liga da canela preta

boteko do caninha

15,12 – sábado

Lançamento da obra de José Antônio dos Santos sobre a história do negro na evolução do futebol em Porto Alegre. Sessão de autógrafos e apresentação da bateria da Imperadores do Samba.

 

show coletivo

aqui é muito tri

auditório araújo vianna

16.12 – domingo

Show promovido pela Escola Projeto com Nei Lisboa, Vitor Ramil, Hique Gomez, Nelson Coelho de Castro, Claudio Levitan, Bebeto Alves, Gelson Oliveira, Renato Borghetti e Monica Tomasi. Direção: Marcelo Delacroix.

festa do livro

literatura na periferia

lomba do pinheiro

15.12 – domingo

Festa com teatro, música, dança, mediações de leitura, sarau e slam promovida pelo movimento Redes de Leitura, que luta por políticas públicas na área do livro em favor das comunidades da periferia.

 

festa é na rua

aniversário do brick

rua joão telles – bom fim

16.12 – domingo

Mais de 30 expositores de moda vintage, retrô e atual confraternizam na festa de rua dos sete anos do Brick de Desapegos. Não faltam flash tattoo, ilustrações feitas na hora e DJs convidados.

última roda do ano

samba no comitê

comitê latino-americano

16.12– domingo

Clássicos do samba e do choro com o grupo Volto Pra Te Ver, formado por Alexandre dos Santos (violão), Eduardo Rukat (bandolim), Mauro Moura (cavaquinho e voz) e Maicon Ouriques (percussão).

 

chapéu acústico

gelson oliveira

biblioteca pública do rs

18.12 – terça

Última edição do Chapéu Acústico em 2018 traz o espetáculo Trajetória, de Gelson Oliveira, com canções como Salve-se Quem Souber (tema do filme O Sonho Não Acabou) e Pimenta, gravada com Gilberto Gil.